Mecanismo de 20" e 26" são iguais?

Olá pessoal,
tinha um monociclo de 20" que usei pra aprender a andar, mas era preciso pedalar muito pra percorrer curtas distâncias, entao resolvi trocar o garfo e o conjunto da roda pensando que isso ia melhorar a performance, virou um 26". Me enganei, melhorou um pouco, mas nao ficou nem perto de um equipamento adequado pra andar longas distancias.
Gostaria de saber o que preciso trocar pra poder aumentar o rendimento.

Obrigado

Oi!

Vamo lá:

O mono aro 26 por si só já apresenta um rendimento superior. Quanto maior a roda, maior o rendimento (tendo como base que a relação é fiz e esteja usando o mesmo hub-set).

Pra aumentar o rendimento em longa distância você tem que avaliar algumas coisas:

Tamanho da roda: Quanto maior, maior o rendimento em distância, mas ao mesmo tempo a pedalada vai ser mais pesada e você vai ter menos agilidade.

Altura do banco: O ideal é que você fique com a perna quase esticada… Com ela muito dobrada você perde alavanca e aumenta o esforço!

Tamanho do pé de vela: Importantissimo! Quanto menor o pé de vela, mais rápido você pode pedalar. Por outro lado o pé de vela curto vai apresentar menos alavanca, o que pode atrapalhar em subidas e descidas! O mesmo acontece com o longo: Mais alavanca e menos velocidade. Existem pés de vela com dois furos, assim no meio do percurso você pode mudar o tamanho (Da uma olhada no krisholm.com que lá tem os double holes).

Peso: Quanto mais leve… MELHOR! Mas os monos de longa distância nem sempre são muito leves não.

Freio: Isso é bem pessoal. Tem gente que usa e gente que odeia. É difícil de se acostumar, mas de fato com um pouco de prática ele vai aliviar muito em trechos de descida o esforço da sua perna.

Relação: A maior parte dos monos tem relação 1:1 (cubo fixo). Alguns sistemas (geared) oferecem relações diferentes, tipo 1:1.5. O mais popular (única em linha industrial atualmente) é o Schlumpf, e custa pouco mais de mil dólares.

Banco: Simplesmente questão de conforto! Alguns bancos realmente são feitos pra longa distância!

Acho que esses são os principais fatores determinantes. Existem detalhes e particularidades… Além da preferência pessoal… Mas isso é o básico!

Abraços!

Olá,
obrigado pela resposta.
Além de trocar a roda, de aro 20 pra 26, também troquei o pedivela, era 110mm e agora é 150 mm. O rendimento tá muito ruim ainda, andei 3 km e tive que pedalar demais, como se tivesse corrido uns 12 km. Queria saber como reduzir esse esforço.
Tava pensando em mudar o tamanho do rolamento pra ver se muda alguma coisa, sabe me dizer no que exatamente essa mudança resultará?
Abraço

Oba,

Então cara, mudar o tamanho do rolamento não vai alterar ABSOLUTAMENTE nada. O padrão é 42mm por apresentar uma relação de peso, resistência e performance legais… Só…

Andar de mono realmente te força a pedalar mas andar 3km de 26, se você tem um físico condicionado não deveria ser grande problema! Talvez voltar o pe de vela 125mm possa ajudar.

Caso contrário, o melhor seria pular pra um 29 ou 36…

Valeu pela resposta.
Ultimamente to sem tempo de andar, alem disso fiquei desanimado depois de alterar o mono pra 26" e nao conseguir uma relação legal que me permita andar longas distancias confortavelmente. Nao sei o que fazer…
Abraço